10 de abril de 2014

A Cevada Perolada


A cevada é indicada nos seguintes casos:

* Afecções digestivas: a cevada perolada, a farinha de cevada e, principalmente, os grãos "malteados" e a farinha de malte são muito bem tolerados pelo estômago delicados. Seu uso é conveniente em casos de gastrite, dispepsia (má digestão), úlcera gastroduodenal, gastroenterites e colite. A água de cevada e a bebida de malte, também são muito bem recomendáveis em casos de transtornos digestivos. Semelhante ao trigo e ao centeio, não se deve consumir em caso de ter celiaquia (intolerância ao glúten).
* Excesso de colesterol: o consumo de cevada em qualquer de seus preparos, integrais (grãos moídos, flocos, farinha integral ou semi-integrais, grãos e farinha malteados), produz uma redução nos níveis de colesterol total, colesterol LDL (ruim) e triglicérides.
O consumo de cevada, como de todos os cereais integrais, tem-se mostrado eficaz na prevenção da arteriosclerose e dos distúrbios circulatórios.
* Afecções do cólon: a fibra da cevada contribui para evitar a prisão de ventre e todas suas complicações, incluindo o câncer de cólon.
Apresentação: a cevada é uma bebida aromática, que substitui com vantagem o café por ser digestiva, saudável e nutritiva. A cevada pode se consumida de várias formas: moídas ou descascadas (integral), refinada, água de cevada (ferve-se os grãos em água durante meia hora, flocos, em forma de farinha (integral, refinada), etc. Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.

(texto retirado daqui)


Hoje fiz sopa com cevada perolada, e achámos magnifica. Leve, muito leve!
Depois de demolhar durante a noite, cozi a cevada. Após cozida juntei courgete, cebola, alho e nabo, cozeu e reduzi a puré.  No fim juntei repolho cortado muito fininho e cenoura às rodelas. Tempero no final com um raminho de ervas, sal e azeite. Magnifica!





A pizza foi a escolha dos príncipes da casa: 100% caseira.

Um dos meus objetivos para este ano é tornar a nossa alimentação o mais caseira, natural e saudável, tentando fazer o mais possível em casa. Sempre gostei de cozinhar, mas agora mais que gostar quero saber mais sobre os alimentos, as suas propriedades, como conserva-los e utiliza-los, muito além do uso básico que vulgarmente costumamos dar. 

Sem comentários: