
ilustração de Marina Seoane

ilustração de José Luis Navarro

Tenho mesmo saudades de fazer pézinhos para os meus kikipos. tenho saudades de me sentar na cadeira e mexer nos meus projectos ( de pano) , e deixar as horas voarem sem dar pelo tempo; de mexer e remexer em fitas, botões e demais caixas que ás vezes nem me lembro do contéudo. Apetece-me acabar trabalhos quase concluidos, era só uns minutos...

pac. natas. Bater bem. Juntar uma chav. e meia de farinha no fim e envolver na massa. Coze a 180º durante 20 m.

O T. recebeu um livro de culinária, que tem dado este resultado: seleciona uma receita, verifica se há em casa os ingredientes ( e chama mesmo ingredientes!), e depois não descansa enquanto não começa. Mais: atende o telefone e convida quem está do outro lado para vir cá a casa jantar!
A manta do M, que precisa ser debruada, e o meu saco que iniciei no Inverno passado. Agora antes de iniciar novos trabalhos, vou por-me a terminar os que andam por aqui no armário.
1 cenoura ralada fininha; 1 maçã tb ralada; 5 ovos; raspa e 1 limão; 1 iogurte; 2 chávenas de açucar ( ou 1 de frutose); 2 .1/2 de farinha; fermento, 2 colheres sopa de margarina derretida e pitada de canela.
Juntei os ovos com o açucar, depois a cenoura, maça e raspa do limão, depois o iogute e margarina, mexi bem, depois a farinha, fermento e canela e voltei a mexer. O forno já estava quente a 180º e ficou 20 m a cozer.
o estendal do Miguel é um encanto, com peças pequeninas que nos enchem a alma, e das quais eu tinha tantas saudades. A toalha é do T., tenho uma igual para começar a bordar para o M., a fralda e o babete eram do T, fui eu que as bordei e que saudades tenho desses momentos. O ponto cruz, tem um poder de nos abstrair de todo o resto quase único, penso ser pelo prazer das cores mas sobretudo pela concentração que exige na contagem e acompanhamento dos esquemas, o que já não acontece quando faço as kikipos, que embora me dêem mais prazer mas não exigem tanta abstracção.