4 de janeiro de 2012

APRENDER A FAZER PÃO

 O inicio de cada ano é uma época de meditação, de novas propostas, de desafios e objectivos, e isso é muito bom, de alguma forma revitaliza-nos e também nos motiva.
 Gostava muito de cumprir algumas das minhas intenções como fazer:
. o nosso pão (de 2 em 2 dias). A Cristina que trabalha tal como eu,  há muito tempo que faz o seu pão: primeiro na máquina e agora que a máquina se variou faz á mão ( e sem amassar muito), o resultado comprovado pelo nosso lanche de Domingo, foi um resultado explêndido. Quero aderir á iniciativa, e para tal começamos ontem: O M. fez um pão de brioche - a foto 1, o T. amassou o outro - a foto 2.  Achei que poderia ter ficado mais cozido, mas ainda assim foi o pão do dia de hoje, e não vamos (não queremos!) dessistir e vamos tentando até ficar o melhor possível!
os nossos iogurtes:  faço-os à cerca de 10 anos, não não de forma constante, e podemos fazê-los sempre que necessário!!!
os cereais do pequeno almoço: mais nutritivos, com menos açucar e bem mais saudáveis...
. e os nossos detergentes!

É tão bom, pelo menos desejar e julgo já ser o princípio, porque apesar de ter pouco (muito pouco) tempo, tenho muita vontade e uma grande ajuda: de dois pares de bracinhos a ajudar nestas coisas!
 A intenção está registada!

10 comentários:

paula disse...

Olha aqui estão umas oprimas ideias. Fico à espera de divulgaçao de receitas, fiquei curiosa...

Bom ano
Paula

Dama das Camélias disse...

Olá!

Antes de mais desejo-te um óptimo Ano Novo, cheio de coisas boas para ti e os teus! Espero que seja em pleno, e a ver pelo que começaste, vai ser caseiro e com muita vontade de coisas boas.

Eu estou farta de pensar em fazer iogurtes, mas esqueço-me sempre do leite em pó...

O pão ficou com muito bom aspecto e quentinho com manteiga, fica sempre delicioso!!

Beijinhos

Pepa disse...

Gracias Elisabete ,yo tambien te deseo todo lo bueno para este año.Gracias por seguirme.""ese pan esta para comerselo "".Muchos besos

Luísa disse...

Bom ano novo!
O pão ficou com optimo aspecto :-)
Podes partilhar a receita?
Um beijinho
Luísa

Rachel disse...

Ficaram lindos!!
Se não quiseres amassar pão de 2 em 2 dias, procura a receita do Artisan Bread, a massa aguenta 1 semana no frigorífico.

Beijinhos e bom ano.

Jud disse...

Hummmm, delícia de pão!
Feliz 2012 pra voce também querida, grata pelo carinho!
Beijos,
jud-artes.

Márcia Helena disse...

Olá Elisabete, obrigada pela visita, feliz 2012 pra você e os seus, que você consiga realizar tudo o que deseja para 2012. beijos

SofiAlgarvia disse...

Podes contar como fizeste esse pão com sementes?
Está com um aspecto guloso :)

Claudiana (25/11/2010) disse...

Hummm, me deu água na boca. Parece muito saboroso, bjs

alexa violeta disse...

Também quero fazer pão mais vezes! Este ano que passou fiz uma experiência que não me correu tão bem mas tenho de insistir! :) beijinho