9 de setembro de 2012

Aprendendo...

Aprender a tratar das árvores não tem sido fácil, e querer não utilizar produtos quimicos ainda mais difícil se torna.  Tenho tido  problemas com algumas árvores e muitas vezes não encontro solução na net, nem quem esclareça. A romazeira (é assim que se chama, não é?) abriu as romãs antes do tempo, ou seja, seria suposto ser em meados de Dezembro. Estão pequeninas, vermelhas, mas sabem a flores...
O que terá acontecido???
Este arbusto é uma arvore de kiwi, passou sede e as folhas encaracolaram. Agora as novas guias estão viçosas e recuperaram. Mas não dá fruto. Soube então que é necessário macho e fêmea. A dúvida é: este será macho, uma vez que nem flor deu??  Como devo fazer?
Outra árvore a precisar de atenção é o limoeiro. Tem as folhas encarocadas e parte delas estão "sujas" conforme a outro foto abaixo. Não queria mesmo utilizar qualquer quimico, mas o que poderei fazer para este limoeiro ter boa saúde?
 AGORA AS COISAS BOAS:
A árvore de diospiros, está linda! E carregada! Tem uma história. Quando a vi a primeira vez, pensei: o que faz uma cameleira gigante no pomar? E sempre que fazia um arranjo floral lá ia eu cortar umas guias para compor o arranjo. Começaram a nascer os frutos e eu pensei: "não sabia que as camélias deitavam estes frutinhos"... entretanto os frutinhos cresceram, cresceram e eu pensava "que esquisito"... um dia uma senhora andava a ajudar-me a roçar as ervas secas e disse-me: "vai ter uma bela colheita de diospiros!!!" ...ops... :-))
 E no pessegueiro apareceu este novo lar. Não era suposto ser na Primavera? ou será que passo lá sempre e ainda não tinha reparado?
 Apresento-lhes: a maternidade dos galináceos!


E os atuais residentes desde a semana passada!  Estão a ganhar penas nas asas e a crecer a olhos vistos!

Desejo-lhes o resto de um bom Domingo!

6 comentários:

✿ chica disse...

Tudo sempre requer cuidado,não é? Linda a maternidade,rs beijos,chica

Lúcia Silva disse...

Eu também sou um desastre! Tenho apenas uma romanzeira que já aqui estava quando alugamos a casa. Num ano podaram a arvore e nada... no segundo podei eu, cortei tudo o que era tronco! Nada... este ano não lhe mexi e tem apenas uma romã...... vai-se lá entender isto.
Ao que parece depois informei-me ;p) temos que cortar os ramos de maneira a que o sol entre por entre o arvoredo e faça nascer as florinhas. Para o ano conto-tese deu resultado :D

A Ana Mourão tem um blog que explica muita coisa sobre as hortas e as árvores, chama-se Galhos e Bugalhos, passa por lá pode ser que tires algumas dúvidas, e ela e super simpática de certeza que te pode ajudar.

Beijinhos

Lilá(s) disse...

OLá, gostei de conhecer este espaço, também sou principiante em matéria de árvores, frutos e hortas...só não tenho galinhas! é uma aventura que me anda a atrair.
Bjs

Solange Honorato disse...

Menina que coisas lindas estas árvores! e as galinhas... uma fofura! Adorei sua postagem!!!

Aqui em casa também tenho algumas árvores e tem época que elas ficam bem feinhas, já em outros momentos estão lindas e verdinhas.

Beijão!

Beth disse...

Lindas imagens! Adorei! Tudo bem cuidado...

Bjs

Beth

koklikô disse...

Olá Eisabete! Há quanto tempo te mudaste para o campo ? Também acalento esse sonho de um dia poder mudar-me para o campo :)
Sobre as tuas dúvidas, existe esta pág. no Facebook, vai lá espreitar e coloca as tuas dúvidas pode ser que te ajudem : https://www.facebook.com/#!/novosrurais.farmingculture