20 de novembro de 2011

Recantos escondidos

Num simples passeio de fim de semana fui surpreendida por um edifício de beleza única: uma igreja no meio de um pinhal, linda, linda, e por momentos parece que fui "transportada" para um tempo diferente,  no meio do silêncio, da natureza deslumbrei-me com o edificio, com a envolvente com tudo ... e para completar o cenário imaginem...(alguém que deve sentir o mesmo que senti naquele momento), um carro antigo com um sr. a ler o jornal ... o som dos pássaros e do vento...

Procurei sobre este sítio: Pegões Velhos, e não fosse essa a minha área tive que saber quem foi o arquitecto que não só desenhou este, como os edifícios envolventes ( não consegui tirar mais fotos, com muita pena minha minha) e soube que já no século XX,  estes  terrenos foram arroteados para darem lugar a um projecto de colonização interna elaborado entre 1937/1938 pelos engenheiros agrónomos Mário Pereira e Henrique de Barros, utilizando os terrenos pertencentes à Herdade de Pegões.
O projecto arquitectónico, é do arquitecto Eugénio Correia, e apresenta um aspecto pitoresco, com características que podem ser consideradas típicas da zona, como as arcadas em forma de parábola que envolvem portas e janelas, as chaminés e os telhados.

ADOREI!  É tão bom descobrir pequenas maravilhas tão perto de nós!

2 comentários:

deise CRAFTS... disse...

Belíssima igreja!
Beijos querida! Ótima semana!

Fio de Algodão disse...

Olá!
O pormenor do carro antigo também está engraçado.
Paula